Pesquisadores

Docentes Currículo Lattes Contato (e-mail)
Prof. Dr. André Soares Leopoldo http://lattes.cnpq.br/5912424547697713 andre.leopoldo [at] ufes.br
Profa. Dra. Ana Paula Lima Leopoldo http://lattes.cnpq.br/8738001726549455 ana.leopoldo [at] ufes.br
Profa. Dra. Márcia Regina Holanda da Cunha http://lattes.cnpq.br/6729734652606777 cunha.mrh [at] gmail.com
Prof. Dr. Danilo Sales Bocalini http://lattes.cnpq.br/6290090639004596 danilo.bocalini [at] ufes.br

Áreas de Pesquisa

Prof. Dr. André Soares Leopoldo

Coordernador do Laboratório

Participa de diversos estudos clínicos e experimentais, avaliando os efeitos de modelos de intervenção nutricional e exercício físico sobre adaptações bioquímicas, metabólicas e cardiovasculares e, sinalização de cálcio intracelular.

Principais linhas de investigação: 

1. Fisiologia do Exercício e Doenças Crônicas não Transmissíveis (DNCTs)

Objetivo: Realização de estudos clínicos e experimentais a partir da avaliação dos efeitos agudos e crônicos do exercício físico sobre a prevenção e tratamento das DCNTs, principalmente a obesidade e a diabetes.

2.  Fisiologia, Bioquímica e Exercício em Modelos Experimentais

Objetivo: Realização de estudos clínicos e experimentais a partir da avaliação de diferentes modelos de exercício físico sobre as adaptações bioquímicas e fisiológicas, principalmente no sistema cardiovascular. A linha também aborda os efeitos desses modelos intervencionais sobre o trânsito de cálcio intracelular.

3. Adaptações Bioquímicas e Fisiológicas em Modelos de Intervenção Nutricional

Objetivo: Realização de estudos clínicos e experimentais a partir da avaliação de diferentes modelos de intervenções nutricionais sobre as adaptações bioquímicas e fisiológicas, principalmente no sistema cardiovascular. A linha também aborda os efeitos desses modelos intervencionais sobre o trânsito de cálcio intracelular.

4. Doenças Crônicas Não-Transmissíveis e Comportamento Sedentário

 

Profa. Dra. Ana Paula Lima Leopoldo

Participa de estudos clínicos e experimentais que visam a investigação de intervenções nutricionais e do treinamento físico sobre as adaptações bioquímicas e cardiovasculares. 

Principais linhas de investigação: 

1. Fisiologia do Exercício e Doenças Crônicas não Transmissíveis

2. Obesidade, Fisiologia Cardiovascular e Sinalização de Cálcio Intracelular

3. Fisiologia, Bioquímica e Exercício em Modelos Experimentais

4. Adaptações Bioquímicas e Fisiológicas em Modelos de Intervenção Nutricional

 

Profa. Dra. Márcia Regina Holanda da Cunha

Tem experiência na área de fisiologia, farmacologia e bioquímica com ênfase em Fisiologia cardiovascular, atuando principalmente nos seguintes temas: Obesidade, Fitoterápicos, Órgãos isolados e Doenças cardiovasculares e metabólicas.

Principais linhas de investigação: 

 

Prof. Dr. Danilo Sales Bocalini

Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em fisiologia humana e do exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física para grupos especiais, envelhecimento, avaliações funcionais e atividade física aplicada à prática clínica considerando diferentes abordagens de modalidades de atividade e treinamento físico. 
Na pesquisa básica, desenvolve projetos de pesquisa com modelos experimentais de doenças cardiovasculares e na avaliação do desempenho ventricular e da contratilidade miocárdica de roedores submetidos a diferentes intervenções de exercício físico. 

Principais linhas de investigação: 

1. Fisiologia, Bioquímica e Exercício em Modelos Experimentais
2. Adaptações morfofuncionais da prática de exercício utilizando peso corporal em diferentes populações

Descrição: A prática de exercício físico utilizando peso corporal vem sendo reconhecida como uma modalidade de fácil aplicação e operacionalização referenciada pelas tendencias do fitness ao longo dos anos, contudo, as informações disponíveis na literatura sobre esta modalidade ainda não estão totalmente esclarecidas. Desta forma, o objetivo desta  linha é investigar as respostas agudas e crônicas de sessões isoladas bem como analisar os efeitos de programas de treinamento em diferentes populações.

3. Efeitos de diferentes intervenções utilizando exercício físico na função cardiovascular de animais de experimentação com e sem patologia

Descrição: A prática  sistematizada de exercícios físico e atividade física é de suma importância para o aprimoramento das funções fisiológicas. Sendo assim o objetivo desta linha é investigar os efeitos de diferentes intervenções de treinamento e da atividade física utilizando modelos de experimentação saudáveis e com diferentes patologias em parâmetros do remodelamento miocárdico. 

 

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910